Quem não paga IPVA

Saiba quem não precisará pagar o IPVA 2017, como conseguir descontos e como calcular o IPVA 2017.

Quem não paga IPVA? – O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto obrigatório para todos os cidadãos que tenham qualquer tipo de veículo automotor, seja ele novo ou seminovo.

Alguns proprietários de veículos por razões específicas e legais são isentos de pagar o IPVA, veja agora quem não paga IPVA 2017.

Quem não paga IPVA

Em alguns Estados, proprietários de veículos mais antigos, com: 10, 15 e até 20 anos de fabricação, são isentos de pagamento do imposto.

O ano de fabricação que pode ser isento de IPVA é determinado por cada Estado.

No Rio de Janeiro por exemplo, os carros com 15 anos da data de fabricação são isentos do IPVA, já em São Paulo, a isenção cabe aos proprietários de carros com 20 anos de fabricação e em Goiás, aos carros com 10 anos de fabricação.

Quem não paga IPVA
Quem não paga IPVA

Os deficientes físicos também são isentos legalmente do pagamento. Além disso, a pessoa que possui alguma deficiência física obtém maiores descontos na hora de comprar o veículo.

Descontos no IPVA

Em alguns Estados é possível adquirir descontos na hora de fazer o pagamento, principalmente se o contribuinte for quitar o IPVA por antecipação ou todo IPVA à vista.

O desconto por antecipação pode chegar até 10%, variando de Estado.

Também existe os créditos da Nota Fiscal que acabam reduzindo o valor do IPVA para os contribuintes inscritos.

Os condutores habilitados que não possuem nenhuma multa durante o ano, também podem ser isentos.

Valor do IPVA

O valor do IPVA é diferente para cada tipo de veículo, ele corresponde diretamente ao valor do bem, ou seja, quanto mais caro for o carro/moto, maior será o imposto cobrado.

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) disponibiliza a tabela com os valores de mercado dos veículos para que possa ser feito o cálculo do IPVA.

Pagamento IPVA

O IPVA pode ser pago em casas lotéricas e nas agências bancárias ou correspondentes do(a): Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

O boleto para efetuar o pagamento é entregue na residência do proprietário, caso não for, será necessário acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu Estado e emitir o boleto bancário.

Para quem está inadimplente com o IPVA há mais de anos, será preciso que o proprietário vá até a Secretária da fazenda mais próxima para renegociar a dívida.

É importante lembrar, que o veículo com o IPVA atrasado poderá ser guinchado e apreendido e liberado somente após o pagamento total da dívida.