Consultar Renavam pela Internet

Aprenda a fazer a consulta do veículo pela Internet, sem precisar ir ao Detran.

Consultar RENAVAM pela Internet – Saiba como fazer esta consulta online. Leia o artigo completo e fique atento.

Consultar Renavam pela Internet

Consultar o número do RENAVAM do carro é um serviço útil não só para quem é proprietário de um veículo, como também para quem deseja comprar um veículo que seja usado.

Através do número do Renavam é possível obter uma série de informações do carro, como infrações que o motorista tenha cometido e também possíveis pendências que o veículo tenha registrado. Veja agora como consultar Renavam pela Internet.

A importância de se consultar Renavam

Consultar Renavam pela Internet
Consultar Renavam pela Internet

A grande vantagem do RENAVAM é que ele pode ser consultado pela Internet.

Todas as vezes que você precisar de algumas informações sobre o veículo e até mesmo informações sobre o proprietário do mesmo, como CPF, RG, endereço, telefone e muitas outras, algo que é bastante necessário quando você vai comprar um veículo que é usado.

E é exatamente pensando nisso que separamos aqui tudo o que você precisa saber para conseguir consultar o número de RENAVAM, seja do seu veículo, seja do veículo de terceiros, pela Internet.

Consultar Renavam pela placa do veículo

Se você não tem o número do RENAVAM, você pode realizar a consulta utilizando somente a placa do veículo que você deseja consultar. Para que isso seja possível, basta que você entre no site do DETRAN do seu estado, digite a placa do carro em questão e também as letras da imagem de verificação que vai aparecer abaixo. Depois disso, basta clicar em Consultar.

Renavam pela Cidade

Tendo essas informações, quem está consultando pode obter uma série de outras informações, podendo inclusive saber mais informações sobre multas que estejam no veículo. O passo a passo muda um pouco de cidade para cidade, mas em todos é bastante simples.

Renavam para moradores de SP

Para os moradores de São Paulo, por exemplo, depois de entrar no site do DETRAN SP é preciso realizar um cadastro rápido para conseguir ter acesso às informações referentes às multas referentes ao veículo.

Mais ainda, ao realizar a consulta RENAVAM por meio do número da placa do veículo, você também consegue realizar a emissão de taxas de pagamento, como de IPVA, licenciamento e também do DPVAT.

Mas o que é o Renavam?

Você já entendeu como consultar o número de RENAVAM, mas você sabe o que ele é? Sigla para Registro Nacional de Veículos Automores, ele consiste em um código que possui uma combinação única para cada veículo, sendo assim exclusivo para cada carro, não existindo dois iguais no país.

Para que serve o código de Renavam

Esse código serve para a identificação do carro e também para que o proprietário do veículo possa consultar todas as informações que são referentes a um determinado veículo. De maneira bem simplificada, o RENAVAM é uma espécie de RG, CPF, certidão de nascimento, casamento e óbito de um carro, tudo em um mesmo documento.

Como descobrir o número do Renavam

O número pode ser descoberto de duas maneiras, por meio do site do DETRAN ou DENATRAN do estado onde o carro está registrado com o número da placa do veículo ou no documento do veículo, caso você seja o proprietário do carro que deseja consultar. No carro, o número fica no canto superior esquerdo.