Consulta CNH

Saiba como ter acesso a todas as informações sobre a CNH e o seu veículo e veja também as principais mudanças na nova CNH 2017.

Consulta CNH – A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, ela autoriza o cidadão alfabetizado e maior de idade, a conduzir um veículo automotor referente a sua categoria, desde que tenha sido aprovado em todos os exames impostos pelo Detran.

O Departamento Nacional de Trânsito de cada Estado oferece ao motorista uma forma simples e rápida de ter acesso às informações sobre a CNH e o veículo.

Veja abaixo como fazer a consulta CNH:

Consulta CNH

Para consultar resultado de exames, multas, pontuações, licenciamento, débitos e outras informações sobre o veículo e a CNH, é necessário que o cidadão acesse o site do Detran do seu Estado, localize o ícone ou opção do que deseja consultar e digitar o número de registro da CNH.

Também é possível fazer a consulta CNH e ter acesso a esses dados pelo aplicativo do Detran de seu Estado, basta fazer o download e digitar o número de registro da carteira de motorista.

Em alguns aplicativos do Detran será necessário fazer um cadastro com: e-mail e C.P.F.

Além disso, quem preferir, podem ir diretamente ao Departamento Nacional de Trânsito do município em que reside e solicitar as informações que deseja sobre a CNH.

A nova CNH 2017

As habilitações emitidas a partir do dia 2 de janeiro já estarão com o layout diferente e com mais itens de segurança.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), definiu inúmeras modificações na carteira de motorista, com o objetivo de diminuir as falsificações do documento.

Algumas das principais mudanças são:

  • A cor do fundo da CNH será mais amarelada;
  • No canto superior esquerdo haverá o Brasão da República com o mapa do Brasil;
  • No canto superior direito haverá o mapa do estado em que a CNH foi emitida;
  • Será usado um papel especial com marca d’água, com efeitos em relevo e pequenos símbolos que só podem ser vistos através de uma luz ultravioleta;
  • A tarja acima da foto do cidadão será preta e não mais azul esverdeada;
  • Faixas holográficas bidimensional, como as das cédulas.
  • Código numérico: QR-Cód. é um código numérico de validação da CNH, os agentes de trânsito poderão ter acessos em poucos instantes a todas as informações da habilitação do condutor. Porém, o QR-Cod só estará presente nas carteiras que forem emitidas a partir de maio.

Para quem possui a antiga habilitação, não há necessidade de trocá-la, as mudanças valem para quem for emitir a primeira CNH, segunda via ou renovação. Não haverá nenhum custo acrescentado na emissão da CNH 2017.