Como pagar IPVA atrasado

Saiba como efetuar o pagamento do IPVA que está em atraso, veja as formas de pagamento e as consequências de ter o IPVA atrasado.

Como pagar IPVA atrasado – IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, trata-se de um imposto estadual que visa a arrecadação de dinheiro sobre os veículos do cidadãos.

O IPVA é pago anualmente, iniciando no mês de janeiro, o valor cobrado varia de Estado, além de ser calculado sobre o valor do veículo pela tabela FIPE.

Para quem deixou passar a data de pagamento, não precisa se desesperar, é possível efetuar o pagamento em atraso sem dificuldades. Confira abaixo:

Como pagar IPVA atrasado

O pagamento do IPVA pode ser feito à vista com o desconto ou parcelado em até 3 vezes, porém, somente até quando estiver dentro do prazo de pagamento.

Aos que por algum motivo não pagaram e o IPVA ficou vencido, o pagamento ainda poderá ser feito. Será acrescentado multas e taxas de juros e a disponibilidade do parcelamento para as dívidas em atraso variam de estado.

Pagar IPVA pela Internet: passo a passo

1 – É necessário acessar o site do Detran ou da secretaria da Fazenda referente ao seu Estado para consultar o valor do débito. Ao entrar no portal informe o número do RENAVAM;

2 – Na página estará disponível todos os dados do veículo, as multas e débitos. Emita o boleto de pagamento do IPVA, o valor e os juros estarão atualizados;

3 – Quando o IPVA está atrasado ou vencido, não é possível obter os descontos. É preciso fazer o pagamento total ou o parcelamento com juros;

4 – Após a emissão do boleto faça o pagamento em uma agência bancária ou em casas lotéricas.

Também é possível ir pessoalmente até a Secretaria da Fazenda ou ao Detran da sua cidade e informar que deseja fazer o pagamento do IPVA.

Em alguns Estados, o boleto pode ser emitido e pago nas seguintes agências bancárias: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander.

Como pagar IPVA com anos de atraso

Para quem já tem anos em atraso com o IPVA, é preciso que o cidadão se dirija a Secretaria da Fazenda de sua cidade para renegociar a dívida. Em alguns estados existe a opção de parcelamento da dívida pela Internet.

Consequências do IPVA em atraso

Muita atenção, com o IPVA atrasado, o veículo não poderá circular nas ruas, estradas e rodovias.

Apreensão do veículo com débitos

Em caso de uma abordagem policial, for comprovado a existência de débitos em atraso, o veículo será apreendido e conduzido até o pátio do Detran mais próximo.

Para a liberação do veículo pelo Detran, será necessário o quitar o débito do veículo, acrescidos de juros e multas.

Veículo para leilão

Muito cuidado, se não houver o pagamento das taxas de estacionamento no tempo estipulado pelo Detran o veículo irá a leilão.