Como consultar pontos CNH

Saiba como consultar os pontos da CNH, como retirar os pontos e como proceder em caso de suspensão da CNH.

Como consultar pontos CNH – CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, esse documento atesta que o individuo está apto para conduzir um veículo automotor.

Apesar de cumprir com todo o regulamento imposto pelo Detran e obtendo a aprovação nos exames, alguns motoristas habilitados acabam cometendo inúmeras infrações no dia a dia, a maioria das vezes sem perceber.

Para ajudar a ter noção de quantas infrações você cometeu e quantos pontos você tem atualmente na carteira, o Detran de seu Estado disponibiliza essa informação pelo site. Veja abaixo como consultar pontos CNH:

A CNH 2017

A CNH 2017 está de cara nova, o CONTRAN determinou inúmeras mudanças no visual da habilitação com o intuito de evitar falsificações.

Todas as carteiras emitidas a partir de 2 janeiro já estarão de acordo com as normas de segurança. Para quem tem a atual CNH não precisará emitir uma nova, só em caso de segunda via, primeira CNH ou renovação.

Como consultar pontos CNH

O Detran de cada Estado possui um site, nele o motorista tem a possibilidade de consultar todos os dados referentes a sua habilitação e seu veículo, como: Multas, IPVA, Licenciamento, débitos, entre outros.

Os pontos presentes na CNH também podem ser consultados pelo site, basta acessar o portal do Detran do seu Estado, localizar o Ícone ou opção referente a pontuação e digitar o número de registro da CNH.

Além disso, o cidadão também tem a opção de ir até o Detran de sua cidade e solicitar o extrato de pontos da CNH.

Como retirar pontos CNH

O motorista tem o limite máximo de 20 pontos, no vigésimo ponto a CNH é suspendida. As infrações gravíssimas também podem levar a suspensão da CNH, independente da pontuação presente no documento. Para ter a habilitação suspensa dependerá muito do tipo de infração cometida.

Consultar pontos CNH
Consultar pontos CNH

Ao atingir o limite máximo de pontuação o Detran envia uma notificação para a residência do motorista e uma mensagem de notificação para quando estiver acessando os dados da CNH pelo portal.

Cada multa tem duração de 1 ano, para removê-la é necessário que o condutor vá até o Detran de sua cidade para entrar com o pedido de anulação. O prazo para defesa é de 30 dias.

Em caso de suspensão

Se a carteira for suspensa o cidadão deverá entregar a CNH no local de emissão e fazer o curso de reciclagem em uma autoescola.

Para receber a CNH de volta, a pessoa deverá apresentar o certificado original de conclusão do curso de reciclagem para que seja feita a entrega da antiga habilitação.

É importante lembrar que o cidadão suspenso não poderá dirigir até que finalize todo o processo de reciclagem.