Como calcular IPVA 2017

Saiba como fazer o cálculo do IPVA 2017 sem erros, como ter acesso ao IPVA 2017 pela Internet e onde efetuar o pagamento.

Como calcular ipva 2017
Como calcular ipva 2017

Como calcular IPVA 2017 – O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Anualmente todo proprietário de veículo, sejam carros, motos, ônibus, caminhões, e outros, deve fazer o pagamento desse imposto.

Se o pagamento do IPVA 2017 não for efetuado, o veículo ficará sujeito a apreensão e leilão, caso o possuinte não respeitar as normas impostas pelo Detran de seu Estado.

Para quem já quer ir se preparando e não sabe ainda o valor que irá pagar no imposto neste ano, basta fazer o cálculo do IPVA. Veja abaixo como fazer:

O IPVA 2017

Todo ano os proprietários de veículos automotores se deparam com o IPVA, o mês de pagamento do imposto sempre estará relacionado ao número final da placa do veículo.

Fique atento, se o número final for 1 o mês de pagamento será janeiro, e assim sucessivamente.

É importante lembrar que os valores do imposto variam entre os modelos e anos dos veículos e que os descontos também variam de Estado para Estado.

Calcular IPVA 2017

Para calcular IPVA 2017 é bastante fácil, é necessário apenas verificar o modelo, marca e o ano de fabricação do veículo na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para saber o valor venal.

O valor venal nada mais é que o valor de mercado de um produto. O valor venal do veículo deverá ser multiplicado pela alíquota, o resultado final será o valor cobrado.

Exemplo:

Valor venal do veículo: R$ 30.050 (Suposição do valor venal de um veículo)
Alíquota de: 4%
Cálculo do IPVA 2017:  30.050 x 0,04 (R$ 1.202 esse é valor que será cobrado no IPVA)

A partir do resultado o cidadão saberá o quanto pagará de imposto sobre o veiculo.

O Pagamento do IPVA 2017

O boleto para o pagamento do IPVA 2017 em alguns Estados são entregues na residência do proprietário do veículo, caso não seja, a pessoa poderá acessar o site do Detran ou da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu Estado, fazer o login com o número do RENAVAN e a placa do veículo, e emitir o boleto.

Além disso, na página estará todo a situação do veículo, débitos, multas, licenciamento, entre outros.

O IPVA é dividido em 3 parcelas, a terceira e última sendo acompanhada do Licenciamento Anual (CRLV).

Os pagamentos podem ser efetuados em casas lotéricas ou nas agências bancárias: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander.

Após o pagamento o documento é entregue na residência do proprietário no prazo máximo de uma semana.