CNH 2017: Quais as novas mudanças?

Saiba quais são as principais modificações na CNH 2017, para quem vale as mudanças da nova CNH e tudo sobre o novo código.

CNH 2017 o que mudou? – A Carteira Nacional de Habilitação passará por inúmeras mudanças.

Todas habilitações emitidas a partir do dia 2 de janeiro já estarão de acordo com as medidas de segurança impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Essas modificações na CNH 2017 tem como principal objetivo inibir qualquer tipo de fraude.

Quanto custa a nova CNH?

Não haverá nenhuma alteração de valores para a emissão da habilitação, o que mudou foi apenas o layout. Veja abaixo o que mudou:

CNH 2017

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório para todo cidadão que deseja conduzir um veículo automotor.

Como obter a nova CNH?

Com as alterações na CNH 2017, os procedimentos necessários para obter a habilitação ainda continuará o mesmo.

Para as pessoas que possuem a antiga CNH e ainda está dentro do prazo de validade, não irá precisar emitir uma nova.

Para quem estará disponível a nova CNH?

A CNH 2017 está disponível para as pessoas que irão renovar, obter a primeira habilitação ou segunda via (Em caso de: extravio, furto, roubo e dilaceração).

O que mudou na CNH

A CNH 2017 tem em seu novo layout mecanismos de segurança capazes de evitar falsificações.

CNH 2017
CNH 2017

O fundo da nova CNH 2017 será amarelada e a tinta da tarja superior – acima da foto do condutor – azul esverdeada, será substituída pela cor preta.

Dois números de identificação nacional serão acrescentados na CNH 2017, o Registro Nacional e Número do Espelho da CNH e o número do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

No canto superior direito estará o desenho do mapa do estado que a CNH foi emitida e no lado esquerdo o Brasão da República com o mapa do Brasil.

Mais segurança na nova CNH

A habilitação será de papel especial com marca d’água com a imagem da bandeira do Brasil e o logotipo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) impressa, tintas especiais de variação óticas, imagens secretas e fluorescentes que só poderão ser vistos utilizando uma luz ultra violeta, elementos de segurança em relevo e micro impressão.

Também estará presente na nova CNH, faixa holográficas bidimensional, semelhante as das cédulas, fios de micro letras incorporadas e efeito íris.

QR Code na CHN 2017

Além disso, a nova CNH 2017 terá um QR-Code, um código numérico de validação para que os agentes de trânsito possam validar a habilitação por um aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), nele serão fornecidos todas as informações do motorista.

O QR-Code estará disponível somente para os documentos emitidos a partir de maio, porque a medida só  foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de dezembro de 2016.